sexta-feira, 24 de maio de 2019

Alimentos e Agronegócios do Brasil. Assim, Alimentando O Mundo Feliz!



As 12 empresas brasileiras de alimentos, mais extraordinária para desenvolvimento do Brasil e o crescimento mundial.

#1. BRF.

A BRF foi à primeira empresa do setor de alimentos e bebidas a se enquadrar nas regras do Novo Mercado da B3 em 12 de abril de 2006, estando vinculada à Câmara de Arbitragem do Mercado, conforme cláusula compromissória constante no seu Estatuto Social.

Ética, transparência e equidade são pilares do modelo de governança corporativa da Companhia, que tem por base as melhores práticas do mercado. Sendo assim a Companhia:
  • Mantém exclusivamente ações ordinárias;
  • Preza por direitos igualitários;
  • Estabelece prêmio nas ofertas públicas e mecanismos de proteção aos investidores;
  • Proíbem acionistas e executivos de auferirem vantagens pelo acesso a informações privilegiadas;
  • Possui política de negociação de valores mobiliários e de divulgação de fatos relevantes;
  • Adota a arbitragem de solução de conflitos de interesses.
Empresa de controle difuso, possuí papéis negociados na Bolsa de Valores de São Paulo (B3 – BRFS3) e na Bolsa de Nova York (ADRs nível III – BRFS). Com presença nos dois mercados, a Companhia obedece, em suas demonstrações financeiras, os princípios internacionais de contabilidade (IFRS) e as determinações do Sistema de Controle Interno do Reporte Financeiro (SCIRF), baseado na Lei Sarbanes-Oxley (SOX).


A Minerva Foods é uma das líderes na América do Sul na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados, exportação de gado vivo, além de atuar no processamento de carnes.
Missão
Fornecer globalmente alimentos de qualidade, com responsabilidade socioeconômica e ambiental. A Minerva Foods atuará a partir de um alto nível de eficiência operacional, promovendo a equipe e valorizando seus colaboradores, cultivando respeito e confiança nas áreas de negócio em que atuar.
Visão
Ser a empresa mais eficiente, buscando sempre maximizar o retorno sobre o capital investido em todos os seus segmentos de negócios com políticas de gestão de risco adequadas.
Valores
Integridade, comprometimento, responsabilidade, iniciativa, cooperação, simplicidade e determinação.

#3. BIOSEV

Grupo Louis Dreyfus adquire a usina ano 2000 Cresciumal, hoje unidade Leme (São Paulo).

#4. MINUPAR

A Companhia tem por objetivo:
  • a) Participação no capital de outras sociedades;
  • b) Indústria e comércio, importação e exportação de produtos alimentícios em geral, inclusive carnes, ovos, rações para animais, cereais e outros de origem animal e vegetal, bem como seus derivados e conexos;
  • c) Criação abate comercialização, importação e exportação de aves;
  • d) Comercialização de sementes, fertilizantes, defensivos agrícolas, implementos para agricultura e avicultura, medicamentos para uso veterinário, pintos de um dia, móveis, esquadrias de madeira e matérias-primas concernentes a seus ramos de atividade;
  • e) florestamento e reflorestamento;
  • f) Representação e prestação de serviços atinentes a seus ramos de atividade, inclusive de carpintaria e construção civil.

#5. MARFRIG

Ser “reconhecida como a melhor empresa global de proteínas”.
Isso acontecerá de quatro maneiras:
1) Crescendo com nossos clientes, fornecedores e parceiros, por meio de produtos inovadores, e atuando nos melhores mercados;
2) Proporcionando o desenvolvimento da companhia e criando valor para o acionista;
3) Mantendo uma equipe de colaboradores motivada e comprometida para atender toda a cadeia produtiva com excelência operacional, de forma sustentável; e           
4)  Respeitando a sociedade onde estamos inseridos.
Foco no Cliente. Simplicidade. TransparênciaRespeito. Excelência, Empreendedorismo. 



Fundada em 1891, na cidade de Santa Cruz do Sul, RS – Vale do Rio Pardo – inicialmente processava banha suína. À medida que percebeu um mercado para alimentos tradicionais, mas ao mesmo tempo práticos e prontos para consumo, com todo o sabor da carne, buscou a profissionalização para inovar no mercado de derivados suínos e alimentação.
Missão
Dar sabor ao cotidiano, alimentando gerações, e em compromisso com a sociedade.
Valores
Atitude de Dono
Determinação
Disciplina
Disponibilidade
Franqueza
Humildade 
Simplicidade

#7. CAMIL

m 2000, a B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão introduziu três segmentos de negociação, com níveis diferentes de práticas de governança corporativa, denominados Nível I, Nível II e Novo Mercado, com o objetivo de estimular as companhias abertas a seguir as melhores práticas de governança corporativa e adotar um nível de divulgação de informações adicional em relação ao exigido pela legislação. Os segmentos de listagem são destinados à negociação de ações emitidas por companhias abertas que se comprometam, voluntariamente, a observar práticas de governança corporativa e exigências de divulgação de informações, além daquelas já impostas pela legislação brasileira. Em geral, tais regras ampliam os direitos dos acionistas e elevam a qualidade das informações a eles fornecidas.

O Novo Mercado é o mais alto nível de governança da B3, exigindo o máximo de práticas de governança corporativa dentre os três segmentos. As companhias listadas no Novo Mercado submetem-se, voluntariamente, a determinadas regras mais rígidas de governança corporativa do que aquelas presentes na legislação brasileira, obrigando-se, por exemplo, a:

  • Emitir apenas ações ordinárias;
  • Manter, no mínimo, 25% de ações do capital da Companhia em circulação, ou 15%, em caso de ADTV (average daily trading volume) superior a R$25 milhões;
  • Ter um conselho de administração formado por, no mínimo, 2 ou 20% de conselheiros independentes, o que for maior, com mandato unificado de, no máximo, 2 anos;
  • Divulgar fatos relevantes, informações sobre proventos e press releases de resultados em inglês simultaneamente à respectiva divulgação em português;
  • Realizar apresentação pública sobre os resultados das informações trimestrais e das demonstrações financeiras anuais da Companhia;
  • Divulgar mensalmente as negociações com valores mobiliários de emissão da Companhia pelos acionistas controladores e pessoas a eles vinculadas; e
  • Divulgar calendário anual referente a cada ano civil, contendo, no mínimo, as datas de: (i) divulgação das demonstrações financeiras anuais completas e das demonstrações financeiras padronizadas (DFP); (ii) divulgação das informações trimestrais (ITR); (iii) realização da assembleia geral ordinária (AGO); e (iv) divulgação do formulário de referência.
A adesão ao Novo Mercado se dá por meio da assinatura de contrato entre a companhia, seus administradores e acionistas controladores e a B3, além da adaptação do estatuto da companhia às regras contidas no Regulamento do Novo Mercado.

Ao assinar os contratos, as companhias devem adotar as normas e práticas do Novo Mercado. As regras impostas pelo Novo Mercado visam conceder maior transparência com relação às atividades e à situação econômica das companhias ao mercado, bem como maiores poderes para os acionistas minoritários de participação na administração das companhias, entre outros direitos.

As ações ordinárias são admitidas à negociação no Novo Mercado da B3 sob o ticker “CAML3”.
Novembro 2018 

Prêmio APAS Acontece 
Mais uma vez, a Camil é vencedora do Prêmio APAS Acontece e desta vez, na categoria Mercearia Commodities. O Prêmio APAS Acontece reconhece os melhores fornecedores do varejo em 21 categorias, incluindo o melhor atendimento aos clientes e rentabilidade dos negócios. A Camil Alimentos tem a visão que cada pessoa faz a diferença na vida de alguém e que existimos para alimentar relações que trazem mais sabor para o dia a dia.


#8. JOSAPAR

A Empresa
A Josapar é uma empresa de produtos alimentícios, uma das maiores do País, com origem no Rio Grande do Sul, mais precisamente no município de Pelotas, na região Sul do Estado. Atualmente, está presente em pontos de venda em todo o Brasil, além de ter seus produtos exportados para mais de 40 países. Entre os destaques da empresa estão as marcas Tio João, Meu Biju e SupraSoy, além de outras marcas e linhas que você pode conferir em nossa sessão de produtos.

Premiações
Para a Josapar, a satisfação dos consumidores é seu maior compromisso. É por isso que a marca valoriza cada título e premiação recebidos pela qualidade de seus produtos e sucesso em suas ações, pois eles são os verdadeiros indicadores do contentamento de seus consumidores. Isso pode ser comprovado através de prêmios importantes como o Top Five Supermercado Moderno, uma pesquisa com supermercadistas indicando seus melhores fornecedores, e o Top of Mind RS, que classifica a marca Tio João como a mais lembrada por 19 anos consecutivos.


A história da São Martinho teve início na Itália, no final do século XIX, quando integrantes da família Ometto imigraram para o Brasil. Na ocasião, eles trouxeram na bagagem o sonho e a esperança de conseguir melhores condições de vida e de trabalho no novo país. No interior de São Paulo, trabalharam unidos e perseverantes, pavimentando pouco a pouco uma trajetória de raro sucesso.

No sítio Olaria montaram seu primeiro engenho de cana-de-açúcar, em 1914. Já em 1932, na Fazenda Boa Vista, região de Limeira, a família produziu açúcar pela primeira vez.

Em 1937, a Usina Iracema foi comprada em Iracemápolis, município localizado no interior de São Paulo, e transformou-se em uma destilaria de álcool. Em 1946, a usina passou a fabricar açúcar também. Três anos mais tarde, os Ometto adquiriram a Usina São Martinho, está situada na cidade de Pradópolis, á cerca de 330 quilômetros de São Paulo, que se transformou em uma das maiores processadoras de cana do mundo.

Ao longo das décadas, as duas usinas cresceram e se modernizaram. Desde 2000, criou-se uma estrutura unificada para administrar o negócio de maneira cada vez mais profissionalizada, possibilitando novas oportunidades de investimento.

O conceito de grupo empresarial foi consolidado nos últimos anos com a padronização de uma marca. Isto ajudou a fortalecer o desempenho, principalmente com a abertura do capital da companhia em 2007, buscando assim uma competitividade cada vez maior nos mercados em que atua.

(2012/2013/2014/2015/2016/2017*/2018**)
*Eleita a Melhor Empresa do Agronegócio

** Eleita a Empresa do Ano; Melhor Empresa do Agronegócio; Melhor Grande Empresa; Destaque na Categoria Liderança.
(2016/2017/2018)
 (2018) -Vencedora no setor Açúcar e Álcool (Valor MIL)



A M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos iniciaram suas atividades em outubro de 1961, mas desde a década de 40, o idealizador da Companhia, o Sr. Manuel Dias Branco, já explorava, no Estado do Ceará, atividades ligadas à panificação e à fabricação de biscoitos, utilizando técnicas artesanais, tendo criado, em 21 de maio de 1951 a sociedade M. Dias Branco & Cia Ltda. para conduzir esses negócios.
A Companhia está presente no mercado alimentício brasileiro há mais de 60 anos e atua nas linhas de produtos de: biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, bolos, snacks, mistura para bolos e torradas.

A partir de 1953, com a entrada de seu filho, o Sr. Francisco Ivens de Sá Dias Branco na sociedade, então conhecida como M. Dias Branco & Cia. Ltda., novas diretrizes foram adotadas nos negócios, especialmente no que se refere aos investimentos, que passaram a ser concentrados na produção industrial, em larga escala, dos biscoitos e massas então comercializados.

No início da década de 60, a Companhia começou a desenvolver seu atual modelo de distribuição pulverizado, voltado a atender principalmente ao micro, pequeno e médio varejos, com um sistema de vendas porta a porta e de visitas pelo menos semanais a seus clientes, que permitiam verificar in loco quais produtos e preços os seus clientes compravam e vendiam, viabilizando o permanente ajuste de seu posicionamento de mercado, estratégias de comercialização e relacionamento.

Em abril de 2006, a Companhia passou a ter a denominação atual e no mês de outubro de 2006 realizou sua abertura de capital negociando suas ações no segmento do Novo Mercado da BM&FBOVESPA sob o ticker “MDIA3”.

Em reunião do Conselho de Administração da Companhia, realizada em janeiro de 2012, foi aprovada a 1ª emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie quirografária, em série única, para distribuição pública, a qual foi emitida em fevereiro de 2012 e liquidada em 22 de novembro de 2013.
Em maio de 2012, a Companhia adquiriu a totalidade das ações representativas do capital social do Moinho Santa Lúcia Ltda., empresa com sede no Estado do Ceará que atua na atividade de moagem de trigo e fabricação de seus derivados, além da industrialização e comercialização de biscoitos e massas alimentícias em geral, com as marcas “Predilleto” e “Bonsabor”.

Nos anos 2012 e 2013, com o intuito de simplificar a sua estrutura societária, as empresas adquiridas foram incorporadas pela Companhia e se extinguiram juridicamente, passando a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos a absorver todos os seus direitos e obrigações.

O ano de 2016 foi marcado por diversos avanços e aprendizados na Companhia, Contudo, nenhum fato em no ano foi mais marcante que o falecimento do Sr. Ivens Dias Branco, idealizador desta Companhia, que construiu a partir de uma padaria, com muita dedicação e trabalho, a empresa que hoje se destaca como um dos grandes players globais em biscoitos e massas, líder destes segmentos no Brasil em volume de vendas.

Em 2017, a Companhia expandiu os seus investimentos em marketing, promovendo diversas campanhas institucionais para alavancar volumes e reforçar o posicionamento das suas marcas, atualizou as embalagens de alguns produtos, além de criar incentivos para a equipe de merchandising com foco na conquista de pontos extras em grandes clientes e ampliação do quadro de degustadoras fixas para aumentar a experimentação dos produtos no varejo. Além disso, em 2017 ocorreu o lançamento da linha de biscoitos integrais Adria Plus Life, que engloba biscoitos doces e salgados, cookies e uma inovação criada pela Companhia: os bits de cereais.

Após mais de sessenta anos de existência, a M. Dias Branco é hoje uma empresa com cobertura nacional, líder de mercado nos segmentos de massas e biscoitos, com processo produtivo verticalizado, marcas fortes, sistema de distribuição com grande penetração no micro e pequeno varejo, flexibilidade de produção, certificações que asseguram a qualidade de processos e produtos, além de uma equipe de executivos experiente e alinhada com os interesses de seus acionistas.

#11 COSAN

Desde seu IPO, em 2005, a Cosan faz parte do segmento diferenciado de governança corporativa da B3, Novo Mercado.
O Novo Mercado é o segmento de listagem destinado à negociação de ações emitidas por Companhias que se comprometem, voluntariamente, com a adoção de práticas adicionais de governança corporativa em relação ao que é exigido pela legislação brasileira e pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
As regras do Novo Mercado exigem, além das obrigações impostas pela legislação brasileira em vigor, o atendimento aos seguintes requisitos, entre outros:
  • Emitir somente ações ordinárias;
  • Conceder a todos os acionistas o direito de venda conjunta ("tag along"), em caso de alienação do controle acionário da Companhia, devendo o adquirente do controle realizar oferta pública de aquisição das ações aos demais acionistas, oferecendo para cada ação o mesmo preço pago por ação do bloco controlador;
  • Assegurar que as ações da Companhia, representativas de, no mínimo, 25% do capital total, estejam em circulação;
  • Adotar procedimentos de oferta que favoreçam a dispersão acionária;
  • Cumprir padrões mínimos de divulgação trimestral de informações;
  • Seguir políticas mais rígidas de divulgação com relação às negociações realizadas pelos acionistas controladores da Companhia, conselheiros e diretores envolvendo valores mobiliários de sua emissão;
  • Submeter quaisquer acordos de acionistas e programas de opção de compra de ações existentes à B3;
  • Disponibilizar aos acionistas um calendário de eventos societários;
  • Elaborar demonstrações financeiras anuais, inclusive demonstrações de fluxo de caixa, em idioma inglês, de acordo com normas contábeis internacionais, tais como o U.S. GAAP ou o IFRS;
  • Adotar exclusivamente as normas do regulamento de arbitragem da B3, pelas quais a B3, a companhia, o acionista controlador, os administradores, e os membros do Conselho Fiscal da Companhia, se instalado, comprometem-se a resolver toda e qualquer disputa ou controvérsia relacionada ao regulamento de listagem por meio de arbitragem;
  • Realizar, pelo menos uma vez ao ano, reunião pública com analistas e quaisquer outros interessados, para divulgar as informações quanto à sua respectiva situações econômico-financeiras projetos e perspectivas; e em caso de saída do Novo Mercado, para que as ações sejam negociadas fora do Novo Mercado, o acionista controlador deve fazer oferta pública de aquisição das ações em circulação, pelo valor econômico apurado mediante laudo de avaliação elaborado por empresa especializada e independente.

#12. JBS

A JBS está presente em cinco continentes; Com plataformas de produção e escritórios no Brasil, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Argentina, Uruguai, México, Itália, Irlanda, Reino Unido, França, Holanda, China, Rússia e outros, atuando nos segmentos de carne bovina, suína, ovina e de frango, produção e comercialização de couros, higiene e limpeza, fabricação de latas, colágeno, biodiesel, transportes e vegetais. 

Incorporados à sua gestão, está presente a busca pela modernização, qualidade dos produtos e matérias-primas, além da construção de mais e melhores relações com parceiros, clientes, colaboradores e sociedade, a satisfação de seus acionistas e o compromisso com questões de responsabilidade socioambiental.

Com seis décadas de história, a JBS é atualmente o maior produtor de proteínas do mundo e a segunda maior empresa de alimentos do mundo¹. 

A companhia opera no processamento de carnes bovina, suína, ovina e de frango, atuando também na produção de alimentos de conveniência e valor agregado. Além disso, comercializa produtos de couros, higiene e limpeza, colágeno, embalagens metálicas, biodiesel, entre outros.

Atualmente, a JBS possui mais de 400 unidades, sendo mais de 230 diretamente relacionadas à produção de carnes e produtos de maior valor agregado e conveniência no mundo. A Companhia conta com mais de 235 mil colaboradores e com capacidade para processar, por dia, mais de 80 mil bovinos, 14 milhões de aves, 115 mil suínos e 100 mil peças de couro.

Além disso, a companhia conta com um diversificado portfólio de produtos, com dezenas de marcas reconhecidas no Brasil e no exterior, como Swift, Friboi, Seara, Maturatta, Plumrose, Pilgrim's Pride, Gold'nPlump, Gold Kist Farms, Pierce, 1855, Primo e Beehive. Essa variedade de produtos e a presença em 22 países em cinco continentes (entre plataformas de produção e escritórios), atendem mais de 350 mil clientes em mais de 150 nações ao redor do mundo.











 
Alimentos e Agronegócios:
Fechamento  cotação B3; Data: 23 de maio  2019
Papel Cotação R$ P/L P/VP PSR Div.Yield P/Ativo P/Cap.Giro P/EBIT P/Ativ Circ.Liq EV/EBIT Mrg Ebit Mrg. Líq. Liq. Corr. ROIC ROE Liq.2meses Patrim. Líq Dív.Brut/ Patrim. Cresc. Rec.5a
BRFS3 30,90 -4,71 3,71 0,856 0,00% 0,585 8,26 -111,19 -1,39 -184,43 -0,77% -18,28% 1,21 -0,73% -78,75% 253.888.000,00 6.761.780.000,00 3,2 0,61%
BEEF3 7,96 -2,54 -8,03 0,183 0,00% 0,248 1,25 2,41 -0,59 7,35 7,58% -7,20% 1,48 16,72% 316,20% 26.689.900,00 -373.645.000,00 -26,79 20,10%
BSEV3 2,43 -2,12 3,97 0,382 0,00% 0,296 2,15 8,79 -0,53 26,67 4,35% -18,03% 1,59 4,06% -187,51% 18.153,80 624.421.000,00 9,52 14,26%
MNPR3 2,78 -0,31 -0,06 0,095 0,00% 0,102 -0,05 0,55 -0,04 0,56 17,23% -30,30% 0,11 19,28% 17,59% 14.856,10 -357.183.000,00 0 1,09%
MRFG3 6,79 2,63 5,89 0,114 0,00% 0,151 1,5 1,99 -0,36 6,8 5,75% 6,78% 1,3 11,18% 223,81% 32.251.400,00 715.910.000,00 23,45 10,37%
BAUH4 28,00 6,08 2,23 0,838 1,72% 1,385 6,83 9,25 8,74 7,62 9,06% 13,79% 1,61 25,59% 36,71% 303.900,00 65.533.000,00 0 12,31%
CAML3 6,81 7,71 1,29 0,588 3,09% 0,629 2,03 9,38 12,93 12,84 6,27% 7,63% 2,24 8,23% 16,71% 4.635.660,00 2.169.110.000,00 0,66 0,00%
JOPA3 22,30 9,77 0,48 0,205 2,91% 0,125 0,37 3,81 -17,09 10,6 5,38% 2,62% 2,09 4,49% 4,92% 1.513,86 490.684.000,00 1,81 2,31%
JOPA4 23,10 10,12 0,5 0,212 3,09% 0,129 0,39 3,94 -17,7 10,74 5,38% 2,62% 2,09 4,49% 4,92% 55 490.684.000,00 1,81 2,31%
SMTO3 19,50 18,59 2,12 2,118 2,63% 0,75 3,25 10,26 -2,59 14,76 20,65% 11,39% 2,82 8,55% 11,41% 11.956.200,00 3.344.610.000,00 1,28 19,84%
MDIA3 38,03 20,12 2,29 2,105 1,08% 1,615 10,87 17,11 76,79 18,02 12,30% 10,46% 1,88 10,50% 11,40% 26.555.200,00 5.619.790.000,00 0,23 7,65%
CSAN3 45,85 24,96 1,94 3,196 2,18% 0,612 4,9 56,48 -1,62 81,8 5,66% 14,37% 1,79 1,30% 7,76% 82.295.800,00 9.444.850.000,00 1,24 -7,72%
JBSS3 22,27 99,39 2,25 0,326 0,01% 0,516 4,3 8,21 -1,16 14,8 3,97% 0,42% 1,65 7,56% 2,26% 264.150.000,00 27.017.300.000,00 2,08 7,33%
IBOVESPA  93.910,03
Fechamento Anterior93.910,03
Abertura 93.912,05
Var. 52 semanas69.068,77 - 100.438,87
Variação em 1 ano16,13%

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