sexta-feira, 18 de maio de 2012

Produtos orgânicos uma nova política nacional de agroecologia e produção orgânica sustentável.


Produtos orgânicos uma nova política nacional de agroecologia e produção orgânica sustentável.

O governo Federal prepara uma política nacional de agroecologia e produção orgânica para ampliar para 300 mil, até 2014, o número de famílias envolvidas na produção de produtos agroecológicos, além de incentivar o consumo desses produtos pela população.

Para alcançar a meta, uma das ações previstas para ampliar a quantidade de famílias empregadas na produção de orgânicos, estimada atualmente em 200 mil, é a implantação de projetos agroecológicos em assentamentos de reforma agrária.Está previsto também o aumento da distribuição de sementes, qualificação dos produtores e da assistência técnica.

Oliveiralimainvest10.


 A política busca ainda passar de 2% para 15% a participação de produtos orgânicos nas compras governamentais, também até 2014.
Ao apresentar as linhas gerais da política, o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Cabral, o apoio do governo de disponibilizar linhas de crédito diferenciadas para a agricultura orgânica, além de ampliar a pesquisa no setor com o objetivo de aumentar o número de registros de insumos regulamentados para a agricultura orgânica.

 Definição do que é uma agricultura orgânica:
Agricultura orgânica ou agricultura biológica é o termo frequentemente usado para designar a produção de alimentos e outros produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos, tais como fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados, e geralmente adere aos princípios de agricultura sustentável.

A sua base é holística e põe ênfase no solo. Os seus proponentes acreditam que num solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos tenham qualidade superior a de alimentos convencionais.  Os países; Estados Unidos, Japão,  Suíça, União Europeia,  Austrália e o Brasil, já adotaram programas e padrões para a regulação e desenvolvimento desta atividade.

Os cultivos orgânicos estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Em vários lugares do mundo, especialmente na Europa, grande parte do mercado consumidor dá preferência aos alimentos orgânicos e até pagam mais caro para ter acesso a eles. Um exemplo de fruta que pode entrar para este mercado, aqui no Brasil, é o morango. Em geral, ele é um dos cultivos em que os produtores mais utilizam agrotóxico, por ser muito sensível a pragas e doenças.

Este sistema de produção orgânica, que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento, tem como base o uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças adubação verde, o manejo orgânico do solo e da diversidade de culturas, que garantem a mais alta qualidade biológica dos alimentos.


Produtos orgânicos.

O produto orgânico se difere do produto da agricultura convencional, que utilizam na pulverização das plantas, doses elevadas de inseticidas, fungicidas, herbicidas e adubos químicos altamente solúveis. Pressupõe ainda a manutenção da estrutura e da profundidade do solo, sem alterar suas propriedades por meio do uso de produtos químicos e sintéticos. Agricultura orgânica está diretamente relacionada ao desenvolvimento sustentável.

Em 2008, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou uma lista dos alimentos mais afetados pelos químicos e o morango ficou em segundo lugar com 43,6% das amostras contendo resíduos de agrotóxicos o tomate foi o primeiro. O fruto do morango orgânico tem diversas vantagens para a saúde, o meio ambiente e ao bolso paro o produtor com melhores preços nas vendas.

As 10 Bandeiras Mais Bonitas A.L.

Livros Sugeridos...

  • ...Boa Leitura!
  • Guia do Mercado de Capitais; Humberto Casagrande,Lucy Sousa e Maria Cecília Rossi. Lazuli Editora
  • Investimentos: Os Segredos de George Soros & Warren Buffett; Mark Tier. Editora Campus
  • Investindo Sem Erro; José Godoy, Luiz Gustavo Medina, Marco Antônio Gazel Junior. Editora Saraiva
  • Mercado de Capitais O que é, como funciona; Editora.CNB

I I M V

Cidade de São Paulo

Heringer

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019
INFORMAÇÕES...

B3

B3
Bolsa de Valores do Brasil

Petrobras

Portal São Paulo

Reuters

Touro

APIMEC

Câmara dos Deputado Federal Brasil

Câmara dos Deputado Federal  Brasil
Deputado Federal/ 2019

Senado do Brasil

Senado do Brasil
Senadores do Brasil/ 2019

APOSENTADORIA MBA 2019

APOSENTADORIA MBA 2019
INFORMACÕES