sábado, 9 de abril de 2011

Meio Ambiente! Recursos Naturais: Rios de Água Saudável!


Rio: com água de boa qualidade, está a cada dia mais escassa.
O nosso cuidado com o meio ambiente, depende de nós... vamos todos usar água com racionalidade. Veja Atlas se faltara água em sua cidade nos próximos anos.

Ana é um canal do Governo Federal, significa: Agência Nacional de Abastecimento. A todos brasileiros devem cessar e fazer a sua parte no seu dia a dia. Juntos teremos um Futuro Melhor...

atlas.ana.gov.br  .Abastecimento de água no Brasil, Estados e Municípios.








OS DOIS MIL QUILÓMETROS DO ARAGUAIADe simples olhos d'água a espectáculo de vida e beleza
                                                                                                                                        


<><><><>
Ara Olho d´água 0 km

0Km. Araguaia significa Rio das Araras em Tupi. Também é chamado de Berohokã, que quer dizer Rio Grande, pelos índios Karajás, seus mais tradicionais habitantes - que vivem atualmente em aldeias em Aruanã (GO) e Santa Isabel do Morro, na Ilha do Bananal (TO). Esse rio nasce a cerca de 1000 metros de altitude, na Serra dos Caiapós, na divisa de Goiás e Mato Grosso do Sul e literalmente desce do Sul para o Norte. A foto mostra uma das nascentes na Fazenda Link, em Mineiros, junto ao Parque Nacional das Emas.

<><><><>
Ara 25 km

          25km. Olhos d'água formam regos, que se juntam a outros, formam córregos e, neste trecho, já é tanta água que o Araguaia se torna um conjunto de riachos que invadem as margens e inundam matas de galeria.

Ara Planta 40 Km

40km. Neste trecho, o rio é uma sucessão de várzeas, matas inundadas e lagos. Plantas aquáticas, como a da foto, e muita fauna - principalmente aves e roedores - tomam conta dos incontáveis canais que fazem o Araguaia se parece com uma teia de água.



Ara Pantanal 70 Km

            70km. Aqui o rio se torna um verdadeiro Pantanal, transformado em uma imensa vereda. Não há leito definido e, a cada ano, as águas passam por um local. É um santuário de vida fantástico. Com tantos buritis, é ali que sobretudo araras procuram para o ritual de acasalamento.


Ara 100 Km

.100km. Da nascente até este ponto, o Araguaia desceu 300 metros de altitude. Aqui o rio é uma serpente com uma sucessão infindável de curvas. A região alterna veredas, brejos e -até décadas atrás - matas de galeria. Essas foram quase que totalmente destruídas, como mostra a foto. Neste trecho, o rio vai atravessar ao mesmo tempo suas primeiras cidades: Santa Rita do Araguaia, do lado de Goiás, e Alto Araguaia, do lado do Mato Grosso.




Esta é a Cachoeira Couto Magalhães, a principal de todo o rio e que está ameaçada pela construção de uma barragem. Aqui, a altitude é 680 metros. Nos 300 quilômetros seguintes, o Araguaia vai descer mais 300 metros por canais de pedras e encostas e sair de vez dos domínios da Serra dos Caiapós. 
<><><><> <><><><> <><><><>
Ara Cash 150 Km
150km.














<> <> <> <> <> <>
Ara Sol 450 Km




450km.Neste trecho, próximo às cidades de Aragarças (GO) e Barra do Garças (MT), a 310 metros de altitude, o Araguaia sai da serra e começa a correr na planície, assumindo a forma do rio que a maioria conhece: largo, grande e apresentando magníficas e extensas praias no período da estiagem, de maio a setembro. Daqui em diante, passa a ser o cenário do mais famoso pôr-do-sol do cerrado e habitat permanente de peixes e pescadores.
.900km.Aqui o Araguaia, na divisa dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins forma centenas de ilhas de areia na seca e enche toda a várzea na época das chuvas, tornando-se um dos mais importantes berçários de peixes de água doce da América do Sul. Nesse trecho, a 200 metros de altitude, o rio vai bifurcar por 300 quilômetros e formar a maior ilha fluvial do mundo, o Bananal - que, entre outras coisas, abriga aldeias indígenas e o Parque Nacional do Araguaia.


<>  <> <>
Ara LAlves 900 Km

Ara 2000 KM




.2000km.Neste ponto, próximo à cidade de São João do Araguaia, no Pará, a 100 metros de altitude, o Araguaia desagua no Rio Tocantins, fechando e desenhando o Bico do Papagaio - região de confluência dos Estados do Tocantins, Pará e Maranhão. Torna-se então um "ser" amazônico.

<> <> <> <>
Araguaia Mapa

Altiplano.com.br (Goiânia, Goiás, Brasil, 1999)




Rios da Bacia Amazônica,vídeo
Rios da Bacia Amazônica...

As 10 Bandeiras Mais Bonitas A.L.

Livros Sugeridos...

  • ...Boa Leitura!
  • Guia do Mercado de Capitais; Humberto Casagrande,Lucy Sousa e Maria Cecília Rossi. Lazuli Editora
  • Investimentos: Os Segredos de George Soros & Warren Buffett; Mark Tier. Editora Campus
  • Investindo Sem Erro; José Godoy, Luiz Gustavo Medina, Marco Antônio Gazel Junior. Editora Saraiva
  • Mercado de Capitais O que é, como funciona; Editora.CNB

I I M V

Cidade de São Paulo

Heringer

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019
INFORMAÇÕES...

B3

B3
Bolsa de Valores do Brasil

Petrobras

Portal São Paulo

Reuters

Touro

APIMEC

Câmara dos Deputado Federal Brasil

Câmara dos Deputado Federal  Brasil
Deputado Federal/ 2019

Senado do Brasil

Senado do Brasil
Senadores do Brasil/ 2019

APOSENTADORIA MBA 2019

APOSENTADORIA MBA 2019
INFORMACÕES