terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Brasil, o FMI prevê um crescimento de 3,3% da economia neste ano de 2012, abaixo da média global de 3,3%.


O FMI prevê crescimento de 3% para economia brasileira em 2012 e reduz projeções para o mundo.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu as projeções do crescimento da economia mundial em 2012 e 2013, de acordo com o relatório Perspectivas da Economia Mundial, na tradução livre de World Economic Outlook. 
Brasil, o FMI prevê um crescimento de 3,3% da economia neste ano de 2012, abaixo da média global de 3,3%.

Caso a previsão do FMI se confirme, o crescimento brasileiro em 2012 ficará abaixo da média mundial (3,3%) e também da média das economias emergente e em desenvolvimento (5,4%).

O avanço do PIB brasileiro também será menor que a média da América Latina e Caribe (3,6%), China (8,2%), Índia (7%) e  Rússia (3,3%), países que integram o grupo dos BRICS.

Entre os países do bloco do Brics, apenas a África do Sul terá desempenho pior que o do Brasil, com previsão de crescimento de 2,5% em 2012. 

Para 2013, o FMI projeta avanço de 4% no PIB brasileiro, 0,2 ponto percentual abaixo da previsão anterior, mas 0,1 ponto acima da média global, que é de 3,9%.

 Em 2010, a projeção de crescimento da economia brasileira foi de 7,5%, acima da média global de 5,2%.

A redução da perspectiva de crescimento mundial foi motivada principalmente pela deterioração econômica na zona do euro. "A principal razão é o recrudescimento da crise na zona do euro, que interage com fragilidades financeiras em outros lugares", diz o relatório FMI.

Crise na Europa também repercute de forma negativa nas economias emergentes. "O crescimento em economias emergentes também deve desacelerar por causa do pior ambiente externo e um enfraquecimento da demanda interna", ressalta o documento. 

A previsão anterior para a economia mundial foi divulgada no ano passado e previa uma expansão de 4%. Para 2013, a perspectiva é de uma expansão de 3,9%, o que representa um corte de 0,6 ponto percentual. 



Sede FMI
 Zona Do Euro, o relatório prevê uma retração de 0,5% em 2012. A previsão anterior era de uma expansão de 1,1%. 
Para 2013, o relatório prevê uma recuperação lenta, com expansão de 0,8%. O relatório expressa ainda forte preocupação com a saúde financeira das instituições bancárias e também com a falta de medidas eficazes na busca do equilíbrio fiscal dos países europeus.

"Especificamente, preocupações com perdas no setor bancário e com a sustentabilidade fiscal levaram a uma ampliação nos juros de títulos soberanos para muitos países europeus", destaca o FMI. 
China, o relatório prevê uma expansão, em 2012, de 8,2%, uma diferença de 0,8 ponto percentual em relação à previsão anterior.

Estados Unidos, apesar dos riscos para a economia considerados pelo FMI, o relatório manteve a estimativa de crescimento de 1,8% em 2012. De acordo com o relatório, “o impacto desses eventos no crescimento será compensado pela forte demanda doméstica subjacente em 2012".

Estados Unidos e Japão devem formular implementar  um plano de consolidação factível, pois nenhum dos países pode confiar em sua condição de refúgio seguro", sugere o organismo internacional no relatório.

As 10 Bandeiras Mais Bonitas A.L.

Livros Sugeridos...

  • ...Boa Leitura!
  • Guia do Mercado de Capitais; Humberto Casagrande,Lucy Sousa e Maria Cecília Rossi. Lazuli Editora
  • Investimentos: Os Segredos de George Soros & Warren Buffett; Mark Tier. Editora Campus
  • Investindo Sem Erro; José Godoy, Luiz Gustavo Medina, Marco Antônio Gazel Junior. Editora Saraiva
  • Mercado de Capitais O que é, como funciona; Editora.CNB

I I M V

Cidade de São Paulo

Heringer

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019
INFORMAÇÕES...

B3

B3
Bolsa de Valores do Brasil

Petrobras

Portal São Paulo

Reuters

Touro

APIMEC

Câmara dos Deputado Federal Brasil

Câmara dos Deputado Federal  Brasil
Deputado Federal/ 2019

Senado do Brasil

Senado do Brasil
Senadores do Brasil/ 2019

APOSENTADORIA MBA 2019

APOSENTADORIA MBA 2019
INFORMACÕES