quinta-feira, 14 de abril de 2011

Região Hidrográfica do Tocantins/ RIO ARAGUAIA


A Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia apresenta grande potencialidade para a agricultura irrigada, especialmente para o cultivo de frutíferas, de arroz e outros grãos (milho e soja). Atualmente, a necessidade de uso de água para irrigação corresponde a 66% da demanda total da região e se concentra na sub-bacia do Araguaia devido ao cultivo de arroz por inundação. A área irrigável (por inundação e outros métodos) é estimada em 107.235 hectares.

A Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia possui uma área de 967.059 km² (11% do território nacional) e abrangem os estados de Goiás (26,8%), Tocantins (34,2%), Pará (20,8%), Maranhão (3,8%), Mato Grosso (14,3%) e o Distrito Federal (0,1%). Grande parte situa-se na Região Centro-Oeste, desde as nascentes dos rios Araguaia e Tocantins até a sua confluência, e daí, para jusante, adentra na Região Norte até a sua foz.

Cerca de 7,9 milhões de pessoas vivem na região hidrográfica (4,7% da população nacional), sendo 72% em áreas urbanas. A densidade demográfica é de 8,1 habitantes./km², bem menor que a densidade demográfica do país (19,8 habitantes./km²).
Na Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia estão presentes os biomas Floresta Amazônica, ao norte e noroeste, e Cerrado nas demais áreas.

 O desmatamento da região se intensificou a partir da década de 70, com a construção da rodovia Belém-Brasília, da hidrelétrica de Tucuruí e da expansão das atividades agropecuárias e de mineração. Atualmente, o desmatamento se deve principalmente à atividade de indústrias madeireiras nos estados do Pará e Maranhão.
Com relação aos indicadores de saneamento básico, todas as unidades hidrográficas apresentam valores superiores às médias nacionais.

O nível de abastecimento de água apresenta realidades bastante variadas, com valores entre 27% no Acará (PA) e 61,7 % no Tocantins.
 A média regional de atendimento da população por rede de esgoto é de apenas 7,8% e, do percentual de esgoto coletado, apenas 2,4% é tratado.
Principais Ações da ANA na Região Hidrográfica do Tocantins

- Desenvolvimento de estudos hidrológicos para minimização de riscos de enchentes na cidade de Goiás – GO;
- Termo de referência para a seleção de consultoria para elaborar o Plano Estratégico de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica dos rios Araguaia e Tocantins.
Fonte: ANA


Os DOIS MIL QUILÔMETROS DO RIO ARAGUAIA de simples olhos d'água ao espetáculo de vida e beleza.
O rio Araguaia do marco Zero aos 2000 km de pura natureza.   
                                                                                                       
#1.  0 km. Araguaia significa Rio das Araras em Tupi. Também é chamado de Berohokã, que quer dizer Rio Grande, pelos índios Carajás, seus mais tradicionais habitantes - que vivem atualmente em aldeias em Aruanã (GO) e Santa Isabel do Morro, na Ilha do Bananal (TO). Esse rio nasce a cerca de 1000 metros de altitude, na Serra dos Caiapós, na divisa de Goiás e Mato Grosso do Sul e literalmente desce do Sul para o Norte. A foto mostra uma das nascentes na Fazenda Link, em Mineiros, junto ao Parque Nacional das Emas.

#2.    25 km. Olhos d'água formam regos, que se juntam a outros, formam córregos e, neste trecho, já é tanta água que o Araguaia se torna um conjunto de riachos que invadem as margens e inundam matas de galeria.

#3. 40 km. Neste trecho, o rio é uma sucessão de várzeas, matas inundadas e lagos. Plantas aquáticas, como a da foto, e muita fauna - principalmente aves e roedores - tomam conta dos incontáveis canais que fazem o Araguaia se parece com uma teia de água.

#4.  70 km.  Aqui o rio se torna um verdadeiro Pantanal, transformado em uma imensa vereda. Não há leito definido e, a cada ano, as águas passam por um local. É um santuário de vida fantástico. Com tantos buritis, é ali que, sobretudo araras procuram para o ritual de acasalamento.

#5.  100 km. Da nascente até este ponto, o Araguaia desceu 300 metros de altitude. Aqui o rio é uma serpente com uma sucessão infindável de curvas. A região alterna veredas, brejos e -até décadas atrás - matas de galeria. Essas foram quase que totalmente destruídas, como mostra a foto. Neste trecho, o rio vai atravessar ao mesmo tempo suas primeiras cidades: Santa Rita do Araguaia, do lado de Goiás, e Alto Araguaia, do lado do Mato Grosso.

#6. 150 km. Na
Cachoeira Couto Magalhães, a principal de todo o rio e que está ameaçada pela construção de uma barragem. Aqui, a altitude é 680 metros. Nos 300 quilômetros seguintes, o Araguaia vai descer mais 300 metros por canais de pedras e encostas e sair de vez dos domínios da Serra dos Caiapós.

#7. 450 km.  Neste trecho, próximo às cidades de Aragarças (GO) e Barra do Garças (MT), a 310 metros de altitude, o Araguaia sai da serra e começa a correr na planície, assumindo a forma do rio que a maioria conhece: largo, grande e apresentando magníficas e extensas praias no período da estiagem, de maio a setembro. Daqui em diante, passa a ser o cenário do mais famoso pôr-do-sol do cerrado e habitat permanente de peixes e pescadores.

#8.  900 km. Aqui o Araguaia, na divisa dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins forma centenas de ilhas de areia na seca e enche toda a várzea na época das chuvas, tornando-se um dos mais importantes berçários de peixes de água doce da América do Sul. Nesse trecho, a 200 metros de altitude, o rio vai bifurcar por 300 quilômetros e formar a maior ilha fluvial do mundo, o Bananal - que, entre outras coisas, abriga aldeias indígenas e o Parque Nacional do Araguaia.

#9.  2000 km. Neste ponto, próximo à cidade de São João do Araguaia, no Pará, a 100 metros de altitude, o Araguaia deságua no Rio Tocantins, fechando e desenhando o Bico do Papagaio - região de confluência dos Estados do Tocantins, Pará e Maranhão. Torna-se então um "ser" amazônico.

Tocantins





















As 10 Bandeiras Mais Bonitas A.L.

Livros Sugeridos...

  • ...Boa Leitura!
  • Guia do Mercado de Capitais; Humberto Casagrande,Lucy Sousa e Maria Cecília Rossi. Lazuli Editora
  • Investimentos: Os Segredos de George Soros & Warren Buffett; Mark Tier. Editora Campus
  • Investindo Sem Erro; José Godoy, Luiz Gustavo Medina, Marco Antônio Gazel Junior. Editora Saraiva
  • Mercado de Capitais O que é, como funciona; Editora.CNB

I I M V

Cidade de São Paulo

Heringer

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019
INFORMAÇÕES...

B3

B3
Bolsa de Valores do Brasil

Petrobras

Portal São Paulo

Reuters

Touro

APIMEC

Câmara dos Deputado Federal Brasil

Câmara dos Deputado Federal  Brasil
Deputado Federal/ 2019

Senado do Brasil

Senado do Brasil
Senadores do Brasil/ 2019

APOSENTADORIA MBA 2019

APOSENTADORIA MBA 2019
INFORMACÕES