domingo, 17 de abril de 2011

Empresa Excepcionlal e Extraordinária Como Unir As Duas em Uma Só.


Empresa excepcional, lucratividade extraordinária Como unir as duas em uma só!

A maioria das companhias de capital aberto disponibiliza seus relatórios financeiros ao fim de cada trimestre e um anual. Com base neles, é possível avaliar qual é a real situação da empresa e se ela possui solidez. Ou seja, é por meio dessas demonstrações que se pode encontrar a fonte que irá minar os ganhos enquanto a ação estiver em posse. 

Warren Buffett/ EUA
E foi analisando os balanços das empresas que Warren Buffett conseguiu receber o título de um dos homens mais ricos do mundo. Não por acaso, pois as estratégias de investimento dele sempre se fundamentaram em ver oportunidades fantásticas de obter grande lucratividade onde os outros não veem e a chamada miopia mercadológica. Para Buffett, se a companhia tem de enfrentar diversos concorrentes e ainda lutar com eles pela disputa do preço baixo, então ela não possui uma boa receita, pois seus gastos com propagandas, reformulação do produto e depreciação, por exemplo, tendem a ser elevados. Empresas excepcionais conseguem manter seus preços altos porque o produto que oferecem é indispensável e sua marca, valorizada. Ela está na mente do cliente, que paga mais caro sim para ter algo que conhece, e reconhece, diante de outros modelos do mesmo negócio. 

 Na visão de Buffett, enquanto a manada segue em disparada para comprar companhias cujos números saltam aos olhos, o investidor inteligente e bem preparado deve avaliar a porcentagem de lucro que elas rendem às suas ações. Isso porque nem sempre números elevados equivalem a retornos ao investidor também altos, ainda mais se esses números estiverem comprometidos com despesas operacionais e impostos, por exemplo.  

É aqui que entra uma regra de ouro de Buffett: avaliar, além da consistência da empresa, como são, ou estão, os valores de ativos (lucro) e passivos (despesa) dela. Nesse caso, um pensamento lógico ilustra bem o conceito de Buffett: menos gastos com despesas operacionais e com impostos é igual a mais lucratividade da empresa, o que acaba sendo demonstrado no lucro líquido dela. Isso equivale a dizer que, quanto menos a empresa gasta com dívidas e manutenção de produtos, mais ela arrecada e, consequentemente, pode distribuir um valor maior aos acionistas.


Baseada nas ideias desse modelo de investidor bem-sucedido, Warren Buffett e a análise de balanços esmiúçam os dados que podem ser encontrados nos balanços das companhias e demonstra como detectar empresas excepcionais com vantagens competitivas duráveis, em vez de cair no engano de adquirir companhias medíocres. 

E é para não errar que um dos homens mais ricos do mundo faz questão de possuir um olhar distante. Distante mesmo, pois é a visão a longo prazo de Buffett o conceito decisivo da avaliação de empresas excepcionais. Com os relatórios das companhias em mãos, ele compara-as e define a que lhe renderá melhores lucros. Para ele, apostando nas análises de receitas e tendo em vista o longo prazo, as chances de ter prejuízo com o investimento são imensamente menores que aplicar em mil e uma empresas e não saber para onde seu dinheiro foi parar no fim das contas. 

E, falando em ganhos, Buffett atenta para o fato de que o investidor precisa manter esse pensamento e a estratégia em longo prazo sempre, pois isso garante que ele não tenha de pagar determinadas taxas enquanto detiver as ações em carteira. Isso já não acontece quando existem operações em curto prazo, que geralmente têm um alto fluxo de compra e venda e nas quais se vão quantidades de dinheiro para pagamento de impostos que poderiam fazer parte do seu capital em carteira. 

Com toda a simplicidade e dinamismo, Marry Buffett e David Clark, autores do livro e autointitulados “buffettologistas”, termo utilizado para caracterizar os seguidores e disseminadores assíduos das estratégias e ensinamentos de Buffett, colocam na obra esse aspecto tão essencial e decisivo no trato ao mercado, a análise de balanços. E, o melhor, tudo baseado no ponto de vista de quem realmente vive essa experiência e sabe como se conduzir rumo ao sucesso. Ações ordinárias e preferenciais (ON e PN), coeficiente de liquidez, custos VGA, dispêndio com ativos, Lajida, nível de rating AAA.  

Todos esses conceitos são apresentados no decorrer do livro e ainda estão no Glossário de Termos Selecionados, um material anexo feito especialmente para quem não quer deixar de conhecer a técnica por trás de tanta simplificação. Além disso, também há um apêndice nessa parte da obra que traz contrastes entre receitas de empresas excepcionais e medíocres – um ótimo modelo para utilizar na comparação das suas opções de companhias.



Se a sua dificuldade está em reconhecer as melhores empresas nas quais investir, autodesenvolva-se como investidor por meio desse livro e siga o conselho de Buffett: “Você deve aprender com a experiência, mas deve também aprender com a experiência dos outros sempre que possível”.  

Ficou interessado em conhecer todos os aspectos da análise de balanços e saber um pouco mais sobre a forma de pensar e agir de um dos homens mais ricos do mundo? Atente-se para o fato de que não são todos que têm esse título – e você pode aprender com quem já esteve na situação de decidir em qual empresa investir seu dinheiro. Ele obteve (e vem obtendo consideravelmente) grandes margens de lucro em suas aplicações. Então, pegue uma carona nos ensinamentos de Warren Buffett e alcance você também o sucesso em seus investimentos.
Livro: Warren Buffett e a análise de balanços
 Autores: Mary Buffett e David Clark .Editora: Sextante





As 10 Bandeiras Mais Bonitas A.L.

Livros Sugeridos...

  • ...Boa Leitura!
  • Guia do Mercado de Capitais; Humberto Casagrande,Lucy Sousa e Maria Cecília Rossi. Lazuli Editora
  • Investimentos: Os Segredos de George Soros & Warren Buffett; Mark Tier. Editora Campus
  • Investindo Sem Erro; José Godoy, Luiz Gustavo Medina, Marco Antônio Gazel Junior. Editora Saraiva
  • Mercado de Capitais O que é, como funciona; Editora.CNB

I I M V

Cidade de São Paulo

Heringer

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019
INFORMAÇÕES...

B3

B3
Bolsa de Valores do Brasil

Petrobras

Portal São Paulo

Reuters

Touro

APIMEC

Câmara dos Deputado Federal Brasil

Câmara dos Deputado Federal  Brasil
Deputado Federal/ 2019

Senado do Brasil

Senado do Brasil
Senadores do Brasil/ 2019

APOSENTADORIA MBA 2019

APOSENTADORIA MBA 2019
INFORMACÕES