Home

terça-feira, 12 de junho de 2012

Governador do Estado de Goiás. Presente na CPI do Cachoeira...

O Governador de Goiás; Marconi Perillo (PSDB)

A CPI do Cachoeira ouviu hoje, 12 de junho, por oito horas seguidas, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Ele é citado mais de 230 vezes em gravações da Polícia Federal. O governador afirmou que o nome dele foi usado indevidamente e que não mantém relações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Vídeo da CPI.


Créditos/Câmara dia 12 de junho 2012:

Marconi Perillo - Governador de Goiás (PSDB)

Dep. Chico Alencar (PSOL-RJ)

Dep. Miro Teixeira (PDT-RJ).

Tiago Ramos - Repórter

Dep. Odair Cunha (PT-MG) - Relator da CPMI

Dep. Carlos Sampaio (PSDB-SP)

Sen. Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Dep. Paulo Teixeira (PT-SP)

Sen. Álvaro Dias (PSDB-PR)

Dep. Sílvio Costa (PTB-PE)

Goiás/Brasil

Estado de Goiás na linha do tempo da formação de Goiás explica, paulatinamente, a atual situação do Estado e seu posicionamento dentro do território brasileiro. Fatos e figuras históricas, famosos e anônimos, que construíram um Estado forte, desenvolvido em ciclos de lavoura, gado e mineração, à custa de negociações, estratégias e, mesmo da sorte – por vezes – a arraigar uma estrutura consolidada e, hoje, moderna e dinâmica.
Da distribuição espacial dos povos pré-históricos, passando pelo ouro vilaboense, até as marchas de progressos vindas rumo ao oeste, e a criação do Tocantins e de Brasília, Goiás tem, sim, muita história para contar.  
Arqueologia
Primórdios da história do Estado. Registros arqueológicos como os de Serranópolis. Presença indígena ancestral. 
Serranopolis
O município de Serranópolis, antiga Serra do Café, já era habitado há mais de 11.000 anos por nativos de nosso continente, considerando-se as evidências arqueológicas encontradas na região. Esta cidade merece serem visitadas por seus sítios arqueológicos, suas cachoeiras, corredeiras e reservas de cerrado com presença de fauna característica. 
No século passado, migrantes de Minas Gerais, São Paulo e Bahia se fixaram, em terras próprias para lavoura e pecuária. Em 1914, por lei municipal de Jataí foi criado o Distrito de Serra do Cafezal, mas com o declínio do café que através do decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, o distrito de Serra do Cafezal passou a denominar-se Nuputira ("flor do campo" em tupi guarani). Em 14 de novembro de 1959, o distrito se emancipa com o nome de Serranópolis em alusão as serras encontradas.

Colônia
Ocupação inicial do território. Colonização portuguesa. Os primeiros bandeirantes. Anhanguera. A fundação da Cidade de Goiás. 
Colônia


Império
Início dos ciclos da lavoura, do gado e da mineração. Substituição na economia. Desenvolvimento da região. 
Período republicano
Criação da província de Goiás. Transferência para a nova capital. Surto de desenvolvimento. 
Criação de Goiânia/GO

Pós-ditadura e redemocratização
Fábricas Goiânia/GO
Trans formações políticas e econômicas. Modernização e desenvolvimento regional. Desafio: problemas sociais. O episódio do Césio-137. 
Separações - A criação do Distrito Federal
Marcha para o Oeste. Construção de Brasília. Governo JK. 
JK

Separações - A criação do Tocantins

Tocantins


Simbolo de Goiás
Enfrentamento de desigualdades. Incentivo ao desenvolvimento do Norte. A nova divisão de Goiás.
Leia mais sobre Goiás: http://www.goias.gov.br