segunda-feira, 26 de novembro de 2012

As ações da Eletrobras já despencaram quase 60% desde que a presidente Dilma Rousseff anunciou seu projeto de redução das tarifas de energia em 20% em média no fim de agosto.


As perdas da ações da Eletrobras neste ano afetaram em muito o seu desempenho de longo prazo. Em cinco anos, tanto ações preferenciais quanto ordinárias acumulam uma queda de 60%, muito em função das recentes perdas. Mas quem conseguiu vender os papéis antes desse recente “desastre” não saiu exatamente ganhando, pois permaneceu no zero a zero por mais de quatro anos.


As ações da Eletrobras já despencaram quase 60% desde que a presidente Dilma Rousseff anunciou seu projeto de redução das tarifas de energia em 20% em média no fim de agosto.  

Por ser empresa estatal que é a Eletrobras já topou renovar suas concessões mediante a redução de tarifas de energia, como quer o governo. Contudo, essa decisão vai lhe custar uma perda de 8,7 bilhões de reais em receitas anuais, além de uma baixa contábil de ativos de aproximadamente 17 bilhões de reais, tornando-a uma empresa deficitária.

 Além disso, a indenização prometida veio abaixo das expectativas de mercado: eram aguardados 30 bilhões de reais, mas o valor de fato pago será de 13,9 bilhões de reais.

http://www.oliveiralimainvest10.blogspot.com
Desde o anúncio dessa indenização no começo de novembro, aliás, o preço das ações entrou em queda livre. Diversos analistas se mostraram pessimistas com o futuro da empresa, mas o mais negativo de todos provavelmente foi o Barclays, que chegou a reduzir o preço-alvo do papel para nada menos que 1 real.

Os impactos negativos para a companhia daqui para frente serão tão duros, que mesmo os indicadores de que a ação está barata afastam a ideia de “oportunidade”. Os papéis da Eletrobras chegaram a ser negociados a 0,1 vezes o seu Valor Patrimonial, o que significa que os investidores acham que a empresa vale consideravelmente menos do que o valor de todo o seu patrimônio reunido.

Na opinião de Alexandre Montes, analista de energia elétrica da Lopes Filho e Associados, o momento não é de comprar ações da Eletrobras, mas quem as possui em carteira não deve vendê-las ainda. “Este parece ser o pior momento possível para vender. Não é improvável que o governo ceda um pouco. O efeito dessas medidas para a Eletrobras é devastador”, diz Montes.

Ele explica que, se o governo não ceder em nada, a Eletrobras terá prejuízo operacional no ano que vem e terá que fazer um ajuste de despesas gigantesco. “Se a empresa ficar deficitária, o governo terá que aportar capital para que ela opere. Será que tudo isso já estava previsto? Esse risco realmente foi calculado?”, questiona.

A esperança, é que, caso uma colher de chá de fato ocorra, as ações tenham tempo de ao menos se recuperar um pouco e minimizar o prejuízo. Nesta sexta-feira, as ações preferenciais (ELET6) e as ordinárias (ELET3) sobem cerca de 4% e 7% respectivamente. O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, chegou a dizer que o governo nunca deixará a Eletrobras perecer. E o líder do governo no Senado, Eduardo Braga, já sinalizou nesta sexta-feira que o governo pode realmente reeditar a MP 579, que trata das novas regras de concessão para o setor.

Para Montes, a resistência das companhias elétricas à MP 579, pode pressionar o governo a pesar menos a mão nas exigências. 

Empresas como Celesc, Cesp e Transmissão Paulista resistem em aderir às medidas, e a Cemig já até ameaçou ir para a Justiça. A reação é muito forte”, observa.

Montes completa dizendo que nunca recomendou compra de Eletrobras, mas que se fosse acionista, esperaria. Se não houver essa reversão e as coisas caminharem como o previsto, o jeito seria realizar o prejuízo, diz ele Exame.com.br

As 10 Bandeiras Mais Bonitas A.L.

Livros Sugeridos...

  • ...Boa Leitura!
  • Guia do Mercado de Capitais; Humberto Casagrande,Lucy Sousa e Maria Cecília Rossi. Lazuli Editora
  • Investimentos: Os Segredos de George Soros & Warren Buffett; Mark Tier. Editora Campus
  • Investindo Sem Erro; José Godoy, Luiz Gustavo Medina, Marco Antônio Gazel Junior. Editora Saraiva
  • Mercado de Capitais O que é, como funciona; Editora.CNB

I I M V

Cidade de São Paulo

Heringer

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019
INFORMAÇÕES...

B3

B3
Bolsa de Valores do Brasil

Petrobras

Portal São Paulo

Reuters

Touro

APIMEC

Câmara dos Deputado Federal Brasil

Câmara dos Deputado Federal  Brasil
Deputado Federal/ 2019

Senado do Brasil

Senado do Brasil
Senadores do Brasil/ 2019

APOSENTADORIA MBA 2019

APOSENTADORIA MBA 2019
INFORMACÕES