quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Rally da Pecuária 2012


Rally da Pecuária 2012. 
O Rally faz um  Mapeamento in foco da situação atual da pecuária brasileira nos Estados de:. Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Para, Rondônia.

Expedição nacional que rodou 45 mil quilômetros em nove estados brasileiros avaliou, diretamente no campo, a situação atual da pecuária bovina de corte nas principais regiões produtoras do país.

O Rally da Pecuária 2012 registrou uma melhoria significativa nas informações coletadas em nove Estados brasileiros. Durante a cerimônia de encerramento, que aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nesta terça-feira (23/10/12), o diretor da Agroconsult e membro do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da federação,  André Pessoa, afirmou que avaliação deste ano teve foco qualitativo e quantitativo das estatísticas, avaliadas pelas cinco equipes das consultorias Agroconsult e Bigma.

Os dados veio em números com mais consistência na avaliação realizada. Demos “um passo importante no levantamento dessas informações”, afirmou Pessoa. Foram medidas as condições das pastagens e das fazendas de criação de gado do país, bem como os índices zootécnicos e a qualidade do rebanho nacional.

O diretor da Agroconsult revelou que a pecuária está sob pressão, por causa da competição com outras atividades, como a agricultura. “Nos próximos 10 anos, as atividades de produção de grãos, açúcar e reflorestamento demandarão 15,3 milhões de hectares, e nossa expectativa é de que 82% venham da pastagem. É um desafio enorme”, comentou.

Entretanto, as perspectivas são muito favoráveis para a pecuária brasileira, que necessita de investimentos em tecnologia e aumento de produtividade, recuperação de venda via tecnificação e levantamento de informações do setor. “O sucesso depende da genética, estratégia de nutrição do gado, sanidade, reprodução, manejo e fertilização das pastagens, integração com lavoura e florestas, além de gestão e sucessão”, listou André Pessoa.

Para Mauricio Nogueira, sócio-diretor da Bigma, o Rally da Pecuária 2012 foi muito mais conclusivo que o do ano anterior. “Conseguimos ir a campo com metodologia mais realista e conseguimos levantar dados inéditos”, opinou.

Os métodos utilizados, segundo ele, foram: registro fotográfico e anotação do ponto com GPS, avaliação das condições e uso da pastagem, homogeneidade do pasto, volume de massa, tipo de capim e invasoras presentes.

Nogueira apontou o perfil da amostra do Rally da Pecuária 2012

Rebanho médio: 3.400 cabeças;
Rebanho total: 1,3 milhão;
Área média da pecuária: 2.356 hectares;
Ocupação média: 1,44 cabeças por hectare.
Rebanho total confinado: 549 mil cabeças;
Produtividade média estimada: 6,96 hectares por ano
Os rebanhos dos produtores estão aumentando em 52,1% dos casos, enquanto se manteve estável em 39,3% e reduziu em 8,6% dos avaliados.

Raças encontradas no Brasil

Zebu: 80% (Puro)
Cruzado: 18,6% (Nelore)
Europa: 0,6 % (Holandesa, Suíça)


Capim de pastagem  tipo

Branquearão: 68,2% 
Branquearias: 9,10 %  
Panicuns: 10,2 %
Andropogon: 5,8%
Capim Nativo: 0,9%

Os pecuaristas pretendem reformar mais de 14% das pastagens ao ano, o que nos permite concluir que há um espaço enorme de oportunidades para o produtor economizar, adotando técnicas mais eficientes para lidar com as pastagens. 

A demanda por tecnologia do pecuarista é maior que a do agricultor.

Dados Curiosos: Os Estados Unidos, tem rebanho menor que o do Brasil, e com produtividade 30% maior do que a Brasileira.

 O que Falta aos pecuaristas brasileiros para ultrapassarem  os  Norte Americanos são Tecnologia pura!
Visite o site é bons negócios:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações!!!

As 10 Bandeiras Mais Bonitas A.L.

Livros Sugeridos...

  • Plano B 4.0 Revisto e Ampliado; Lester R. Brown. Coeditores da Edição Brasileira; Bradesco, Ideia Sustentável, New Content
  • O Mercado de Ações em 25 Episódios; Paulo Portinho.Editora Elsevier
  • O Jeito de Warren Buffett de Investir. Os Segredos do Maior´Investidor do Mundo. Hagstrom Robert G/ Saraiva
  • O Homem mais Rico da Babilônia; George S. Clason
  • O Tao de Warren Buffett de Investir. Devis Clack/ Marry Buffett

Google+ Followers

IIMV.ORG

AGENDA DIVIDENDOS 2017...

APOSENTADORIA MBA 2017

APOSENTADORIA MBA 2017
INFORMACÕES

Cidade de São Paulo

Heringer

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2017

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2017
INFORMAÇÕES...

Petrobras

Portal das Mulheres

Portal São Paulo

Reuters

Touro

VEDUCA

VEDUCA
MBA, Universidades & Certificados

VIDA E DINHEIRO