sábado, 13 de outubro de 2012

PGBL E VGBL O Que Significa Isso?


Planeje o Futuro Previdência Privada.

O Brasil é hoje um país seguro que nos permite pensar e planejar o futuro financeiro. Com a inflação na meta e taxa de juros Selic a 7,25 % ao ano e um PIB 2 %.
Renda Fixa! significa

PGBL E VGBL O Que é Isso?
O plano Gerador de beneficio Livre, e o Vida Gerador de Benefício Livre, são os novos planos de previdência privada para quem está acumulando dinheiro em longo prazo, não só para aposentadoria. Por isso é uma excelente opção para garantir o futuro. O grande atrativo desses planos é o diferimento ou adiamento do Imposto de Renda.

Entenda as diferenças entre as modalidades PGBL e VGBL
PGBL e VGBL são modalidades de planos de previdência que têm o objetivo de proporcionar ao cliente o investimento mais adequado de acordo com o seu perfil fiscal. No PGBL você pode deduzir as contribuições efetuadas ao plano até o limite de 12% da sua renda bruta anual. Porém, esse benefício acaba atingindo apenas quem efetivamente tem imposto a pagar e, portanto, pode se beneficiar da dedução, ou quem declara através do formulário completo, onde é possível discriminar as deduções.


Modalidade PGBL. (Plano Gerador de Benefício Livre)
A quem se destina. Indicado a investidor que:

1) Utilizam a Declaração completa de IR

2) Realizam contribuições para a Previdência Social (ou Regime Próprio) ou aposentados;

3) Desejam contribuir com até 12% da sua renda bruta anual em previdência complementar.


Indicado para investidor:

1) Utilizam a Declaração simplificada de IR ou são isentos de IR

2) Contribuem ou não para a Previdência Social (INSS) ou Regime Próprio;

3) Ou pretendem contribuir com mais de 12% da sua renda bruta anual em previdência complementar.

Benefício Fiscal durante o período de acumulação
Os valores depositados podem ser deduzidos da base de cálculo do IR, em até 12% da renda bruta anual.

Os valores depositados não podem ser deduzidos da base de cálculo do IR.
Tributação durante período de acumulação.

Rentabilidade

Diferente de outros investimentos, na previdência o dinheiro das contribuições não sofre incidência de IR enquanto o dinheiro estiver investido. Desta forma, a reserva rende ainda mais ao longo do tempo.

Modalidade VGBL. (Vida Geradora de Benefício Livre)
Lançados em março de 2002, os VGBLs (Vida Gerador de Benefício Livre) combinam elementos de seguro de vida com outros de previdência e destacam-se pelo tratamento fiscal diferenciado. A grande vantagem deste produto é que ele atinge um número maior de investidores, em comparação ao PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre).

Resgate
No momento do resgate todo o valor está sujeito à incidência de IR.
Apenas valores referentes ao rendimento (ganho de capital) alcançado no plano estão sujeitos à tributação de IR ao momento do resgate.

Tributação no momento da aposentadoria
No momento do resgate todo o valor está sujeito à incidência de IR.

Apenas valores referentes ao rendimento (ganho de capital) alcançado no plano estão sujeitos à tributação de IR ao momento do recebimento da renda.

Importante: É importante ressaltar que o novo regime tributário, que adota alíquotas de imposto de renda decrescentes, de 35% a 10%, em função do prazo de investimento, pode ser adotado tanto no PGBL quanto o VGBL.

Para os investidores que pretendem contribuir com mais de 12% da sua renda bruta anual em previdência, é recomendado contratar um plano na modalidade PGBL para acolher o valor referente aos 12% da sua renda e um VGBL para acolher o restante dos recursos.



Tratamento fiscal diferente dos PGBL.
Diante de tantas semelhanças, muitos investidores ainda se confundem, ao tentar escolher entre um e outro. O primeiro ponto a ser levado em consideração é o fato de que o VGBL não goza do mesmo benefício fiscal que o PGBL, pois não é possível efetuar a dedução dos valores de contribuição do imposto devido na época da declaração anual.

No PGBL você pode deduzir as contribuições efetuadas ao plano até o limite de 12% da sua renda bruta anual. Porém, esse benefício acaba atingindo apenas quem efetivamente tem imposto a pagar e, portanto, pode se beneficiar da dedução, ou quem declara através do formulário completo, onde é possível discriminar as deduções.

Pensando nisto, o VGBL foi desenhado para beneficiar um número maior de investidores do que o PGBL. Desta forma, decidiu-se que no VGBL não seria dada a opção de se deduzir o valor do imposto a pagar. Mas, em contrapartida, o imposto na hora do resgate dos benefícios seria menor. Isto porque, ao contrário do que acontece no PGBL, o imposto a pagar no resgate é calculado somente sobre os rendimentos obtidos, e não sobre o total sacado, como nos demais casos.

Mas o VGBL também surge como opção para quem, já tendo superado o teto permitido para dedução das contribuições ao PGBL, ainda deseje investir em previdência para se beneficiar do diferimento fiscal. Neste caso, a partir do momento que as contribuições ao PGBL superarem 12% da renda bruta do investidor, ele poderia complementá-las, com a compra de um VGBL.

As 10 Bandeiras Mais Bonitas A.L.

Livros Sugeridos...

  • ...Boa Leitura!
  • Guia do Mercado de Capitais; Humberto Casagrande,Lucy Sousa e Maria Cecília Rossi. Lazuli Editora
  • Investimentos: Os Segredos de George Soros & Warren Buffett; Mark Tier. Editora Campus
  • Investindo Sem Erro; José Godoy, Luiz Gustavo Medina, Marco Antônio Gazel Junior. Editora Saraiva
  • Mercado de Capitais O que é, como funciona; Editora.CNB

I I M V

Cidade de São Paulo

Heringer

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019
INFORMAÇÕES...

B3

B3
Bolsa de Valores do Brasil

Petrobras

Portal São Paulo

Reuters

Touro

APIMEC

Câmara dos Deputado Federal Brasil

Câmara dos Deputado Federal  Brasil
Deputado Federal/ 2019

Senado do Brasil

Senado do Brasil
Senadores do Brasil/ 2019

APOSENTADORIA MBA 2019

APOSENTADORIA MBA 2019
INFORMACÕES