quinta-feira, 14 de junho de 2012

PIB de Goiás cresce 6,6% neste 1º trimestre 2012


PIB de Goiás cresce 6,6% neste 1º trimestre 2012

Os números apresentados pela Secretaria de Gestão e Planejamento (SEPLAN)  apontam um crescimento de 6,6% do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás, neste primeiro trimestre de 2012, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, os números – embora sejam um “retrato momentâneo” da economia goiana – devem ser comemorados, pois refletem “um conjunto de políticas públicas bem sucedidas, do governo estadual”, disse, durante o evento realizado na sede do Conselho Regional de Economia (CORECON-GO), que contou ainda com as presenças do presidente da autarquia, Álen Rodrigues de Oliveira e da superintendente de Estatísticas, Pesquisa e Informações Socioeconômicas da SEPLAN, Lillian Prado.

Esta é a segunda vez que a SEPLAN divulga os números trimestrais do PIB, que refletem a conjuntura econômica momentânea do Estado, relacionando seus índices ao contexto do País, antecedendo os cálculos do PIB anual. A expansão de toda a riqueza gerada no Estado nos primeiros três meses do ano supera a média nacional, já que o PIB do período no País registrou índice de 0,8%.

Segundo Giuseppe Vecci, se for comparado à taxa brasileira (0,8%), o PIB goiano apurado no mesmo período surpreendeu ao crescer 6,6%. “Isso demonstra que a economia goiana continua pujante.

 Nesse momento que se tem ganhado, precisamos ampliar reformular a política de atração de investimentos para Goiás e continuar desenvolvendo o trabalho de prospecção de negócios que sejam positivos para nosso desenvolvimento”, afirmou.



Símbolos de Goiás

Agropecuária
Conforme a SEPLAN, o crescimento do PIB de Goiás no primeiro trimestre de 2012 é resultado principalmente do desempenho da agropecuária e da indústria. No período, a agropecuária registrou taxa de 9,7%, devido aos incrementos observados nos cultivos das lavouras temporárias, que avançaram 9,5%. A safra de grãos goiana cresceu 10,7% este ano, conforme o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), posição de março. Esse resultado posiciona Goiás como o quarto maior produtor nacional.

De acordo com o mesmo levantamento do IBGE, a soja, principal cultura do Estado, teve avanço de 7,4%. Também se destacaram o milho (33,9%) e o feijão (19,9%). Já cana de açúcar e sorgo registrou queda, respectivamente de 2,2% e 16,7%. A SEPLAN apurou ainda que o setor pecuário apresentou elevação de 3,8%.

Indústria
No primeiro trimestre deste ano, a taxa apurada na indústria goiana foi de 9,5%, com destaque para a indústria de transformação, que teve incremento de 9,9%. O volume do valor adicionado dos serviços industriais de utilidade pública (eletricidade, gás, água e limpeza urbana) expandiu 22,4% no período, principalmente devido ao aumento na geração e consumo de energia elétrica em relação ao registrado no mesmo trimestre do ano anterior.

De acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) do IBGE houve crescimento de 18,8% na indústria goiana no primeiro trimestre deste ano. A indústria de transformação teve taxa de 20,1%, com ênfase na expansão de 84,7% na fabricação dos produtos químicos, influenciada pelos medicamentos. Já o segmento de minerais não metálicos registrou índice de 18,1%, impulsionado pela produção de cimento.

Serviços 
O setor de serviços apresentou crescimento de 4,5% nos primeiros três meses de 2012 em relação ao mesmo período de 2011. Contribuíram para essa expansão os segmentos do comércio e de transportes. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, o volume de vendas do comércio varejista goiano cresceu 8,1% no primeiro trimestre do ano, sobre igual período de 2011. Segundo a SEPLAN, o bom resultado do comércio varejista no Estado pode ser atribuído à melhora da renda do trabalhador em termos reais.

Variação real da economia goiana, por meio da evolução física de seus principais setores de atividade: Agropecuária, Indústria e Serviços.

Passou a ser calculado desde o ano de 2003, com periodicidade trimestral.
Redução da defasagem temporal (2 anos) do PIB anual.

Produto Interno Bruto Trimestral.

  Reflete a conjuntura econômica, o comportamento da economia, no curto prazo.

Taxas trimestrais                 GOIÁS

Períodos
Agropecuária
Indústria
Serviços
PIB
1º Trimestre/12
9,7
9,5
4,5
6,6
2º Trimestre/11
1,0
0,5
3,1
2,4
3º Trimestre/10
5,0
20,2
9,5
11,6
4º Trimestre/09
16,6
-5,7
1,1
2,0
5º Trimestre/08
23,7
5,6
7,2
9,6


Fonte:IBGE/ Segplan-GO/Sepin – Gerência de Contas Regionais e Indicadores, 2012
Comparação Goiás e Brasil. 1TRIMESTRE 2012

Atividade
Goiás
Brasil


Agropecuária
9,7
-8,5
Indústria
9,5
0,1
Serviços
4,5
1,6
PIB
6,6
0,8
A agropecuária liderou o crescimento do PIB goiano no 1º trimestre No Brasil, a média negativa de -8,5% refletiu o período de seca tanto na Região Sul como no Nordeste, o que afetou fortemente o setor agrícola. O trimestre representou 74% das exportações goianas.

Vídeo oliveiralimainvest10.blogspot.com

As 10 Bandeiras Mais Bonitas A.L.

Livros Sugeridos...

  • ...Boa Leitura!
  • Guia do Mercado de Capitais; Humberto Casagrande,Lucy Sousa e Maria Cecília Rossi. Lazuli Editora
  • Investimentos: Os Segredos de George Soros & Warren Buffett; Mark Tier. Editora Campus
  • Investindo Sem Erro; José Godoy, Luiz Gustavo Medina, Marco Antônio Gazel Junior. Editora Saraiva
  • Mercado de Capitais O que é, como funciona; Editora.CNB

I I M V

Cidade de São Paulo

Heringer

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019

JURÍDICO OLIVEIRA LIMA 2019
INFORMAÇÕES...

B3

B3
Bolsa de Valores do Brasil

Petrobras

Portal São Paulo

Reuters

Touro

APIMEC

Câmara dos Deputado Federal Brasil

Câmara dos Deputado Federal  Brasil
Deputado Federal/ 2019

Senado do Brasil

Senado do Brasil
Senadores do Brasil/ 2019

APOSENTADORIA MBA 2019

APOSENTADORIA MBA 2019
INFORMACÕES